segunda-feira, maio 05, 2008

Amigas x Namorados

Recentemente algumas amigas me fizeram perceber que eu tenho o dom de namorar na época errada. Durante parte do ano de 2006, absolutamente todas as minhas amigas estavam livres e desimpedidas, pegavam balada diariamente, viajavam no fim de semana pra sair da rotina. Eu, enquanto isso, aproveitava as mazelas de um namoro à distância: quando não viajava para ver meu ex-namorado, tinha sempre que voltar cedo para casa, pra falar com ele via MSN ou Skype.


2007 foi um ano de transição. Boa parte das minhas amigas conheceu alguém especial ou simplesmente selou compromisso com alguém que já estava pegando. O time das solteiras, cada vez menor, ainda dava sinais de resistência.


Agora é oficial: eu sou praticamente a última solteira dessa cidade. O que parece realmente muito estranho, considerando que tem muito mais mulher do que homem em Curitiba.


Enfim. Não me queixo da vida de solteira. A sensação de não ter que dar satisfações é excelente. E a minha liberdade hoje é tão grande quanto a minha capacidade de aproveitá-la: depende somente de recursos, tempo e vontade. Nem mesmo minha mãe me cobra qualquer tipo de comportamento, ou pergunta onde e com quem eu vou fazer o quê.


Charlie Harper, num episódio de Two and a Half Man, ao explicar porque não pretende se casar, disse que enquanto tiver uma mulher para fazer o serviço doméstico e outras para fazer sexo, pra que precisa de alguém que vá levar metade dos seus bens?


Aplicando o mesmo raciocínio à minha vida, percebi que só preciso de um homem para realizar o trabalho da casa.


Apesar dessa tranqüilidade, nos últimos dias tenho ficado sozinha mais vezes do que gostaria. Não me faltam convites de homens, mas sinto falta das minhas amigas.


Todas parecem estar ocupadas demais com seus respectivos namorados, noivos ou maridos. Mesmo as (2) solteiras restantes acabam se envolvendo em eventos pré-matrimoniais de outras amigas, ou são madrinhas de um casamento no sábado à noite.


Lembro de uma época, não muito distante, em que os encontros com as minhas amigas eram freqüentes. Cinema, restaurantes, bares, baladas, festas, churrascos, “esquentas”, filme ou seriado com vinho na casa de alguém eram parte da nossa rotina.


Hoje, a idéia de reunir todas as amigas parece um sonho quase impossível. Nem mesmo quando é aniversário de alguma todas as outras comparecem: uma boa parte sempre tem outros compromissos programados que, em 95% das vezes, têm a ver com os namorados.


Durante o feriadão, que passei praticamente abandonada pelas minhas amigas, tendo que escolher entre o sofá e uma companhia masculina (sem querer reclamar da fartura nessa área, claro), eu refleti muito sobre essas circunstâncias.


Será que a amizade feminina não passa de distração enquanto o amor não chega? E de um passatempo enquanto os namorados estão ocupados, jogando futebol, trabalhando, viajando ou bebendo com amigos?


Os homens, por sua vez, não abrem mão tão facilmente de um programa com os amigos por causa das namoradas. Que homem diria aos amigos que vai deixar o time desfalcado porque estreou no cinema um filme que a namorada quer ver? Ou que perderia a final do campeonato para ir ao parque com ela? Ou que sacrificaria a única noite de descanso numa semana ferrada no trabalho pra sair pra dançar com ela?


Será mesmo que mulheres apaixonadas se reduzem voluntariamente a coadjuvantes na vida de seus machos, como se fossem meros satélites orbitando ao redor do astro soberano?


Ui, melhor mesmo continuar solteira, ainda que me magoe o fato de que minhas amigas só estão disponíveis para mim quando seus homens estão indisponíveis para elas.


E como eu tenho o dom de adotar o comportamento avesso ao que está em voga, sou a única mulher que eu conheço que fica com homens pra se distrair da ausência das amigas. Como diria aquela cantora pop cabeluda de grande sucesso nos anos 90, and isn’t it ironic?


Por fim, declaro aberta a campanha: PROCURAM-SE AMIGAS SOLTEIRAS!


Servem amigos também, desde que não se inscrevam por simples interesse em abusar do corpitcho da nova amiga, ok? Já falei que nessa área estou bem servida.


Nada contra o pessoal de fora, mas, como a questão é bastante prática (as amigas em questão devem poder sair comigo), o anúncio é destinado a solteiras que morem em Curitiba, ok?


Besitos!